E agora? Qual lente eu compro?

Sigma 15mm 2.8 EX


Eai amigos, belezinha? Este post é dedicado a fotógrafos entusiastas que já possuem algum conhecimento técnico básico. Vale ressaltar que este post é baseado em opiniões pessoais, não é um guia e não vai responder para você qual lente é melhor, apenas lhe dará os passos de pesquisa para saber o equipamento correto para seu uso!

Eu decidi fazer o post no blog pois a algum tempo venho recebendo esta pergunta de vários amigos da fotografia;


"Qual lente eu compro?", "lente X é legal?"


A resposta é: Não sei, depende.


Saiba que ninguém poderá responder está pergunta por você pois caso você acate a resposta estará entrando em uma roleta russa em que terás poucas chances de sair ganhando!


Como saber se lente X é boa?


Existem MILHARES de lentes no mercado, ai não tem jeito mesmo, só pesquisando! No YouTube e na web em geral existem vários canais com reviews das lentes, alguns mais técnicos, outros mais rasos.

Recomendo o site do Ken Rockwell para quem tem dúvidas sobre algum equipamento Nikon ou o Vlog do Zack para quem quer ver algo sobre os equipamentos Canon. Lembrando que: pode não ter o que você quer nesses canais, ai o jeito é pesquisar mesmo.

Vale lembrar também que lente boa é acima de tudo uma opção MUUUITO pessoal, tudo vai depender do seu uso e das suas necessidades. As lentes que eu tenho para muitos fotógrafos são lentes ruins pois não vão atender a suas necessidades. Pra mim são ótimas lentes, pois foram escolhidas a dedo com muita calma e persistência.

Agora vai, PARA MIM, os requisitos de uma lente boa(lembre-se, é PARA MIM, tens que descobrir como será pra você):

Abertura

Não compro lentes que tenham abertura menor que f2.8. Fotografo em estúdio e muitas vezes com flash fora da câmera em externa utilizando de aberturas acima de f8. Mesmo assim, uma lente para mim tem que atender a diversas situações que uma lente f4 não atenderia, caso eu deseje largar o flash um pouquinho.

Estabilização

Lentes com estabilização particularmente não fazem diferença para mim. O dia que eu puder comprar uma pra mim, farei, porém ao optar por uma lente f2.8 sem estabilização e uma f4 com estabilização, fico com a f2.8


Construção


Quem não gosta de lentes seladas? Aquelas lentes robustas, totalmente vedadas e extremamente bem construídas? São ótimas. E caras.

Eu gosto e gostaria de usar somente lentes seladas, mas não é viável para mim no momento, então não uso, porém uma lente bem construída ainda pode ser encontrada por preços não tão altos.

Se tiver a oportunidade de testar a lente que vai comprar, ver como é feita, como é o peso, os pequenos detalhes, faça.


E as genéricas?


Ai vem um preconceito explicito pelos fotógrafos em geral: - "Sigma não presta, Tamron não presta, só as originais são boas"... Duvido muito que esse carinha que fala isso testou todas as lentes genéricas do mercado. Vocês devem ter notado que uso Sigma, tenho mais Sigmas que Nikkors no meu kit e NÃO ME ARREPENDO, vi a procedência e vi trabalhos produzidos com o auxilio das mesmas lentes e achei que valeria a pena, e valeu. Faça isso, nem toda a Sigma é boa, assim como nem toda Nikkor ou Canon é boa. Teste, veja reviews e então elabore uma opinião!

É quase sempre certo que as equivalentes a genérica são muito melhores, analise o preço e veja se cabe no seu orçamento, senão repense e pesquise a respeito.

Exemplo:



Talvez se você morar ou tiver oportunidade de ir até lá na BH em NY, vale a pena ir de Nikkor, mas lembre-se que com a carga tributária e alguns extras do governo a Nikkor sai por mais de 100% do valor da Sigma mais avançada do mercado(existem versões da mesma lente sem estabilização que custam bem menos de mil dólares).

O que são essas inscrições nas lentes?

Todas as lentes possuem inscrições diversas, AF-S, AF-D, EX, L, DG, HSM, USM, EF-S e por ai vai. O que cada inscrição dessa significa? Bom, segue um link de um artigo muito útil criado pelo Mr. Hyde do fórum mundofotografico do qual eu participo com frequência (mais de 1000 posts é bastante até), todas as siglas la citadas ajudarão você a entender melhor o que sua atual ou futura lente é.

Para acessar o artigo clique aqui!


Zoom? Fixa?


A industria da fotografia amadora reinventou o significado do termo zoom e acabou deturpando-o bastante na cabeça das pessoas. Primeiramente, tire da sua cabeça uma coisa: Nem toda telephoto é zoom.

Lentes ZOOM são lentes que tem distância focal variável, ou seja, uma 14-24 é uma lente zoom, uma 18-35 é uma lente zoom, uma 10-20 é uma lente zoom! E todas as citadas são lentes grande angulares, ou seja não vão dar a sensação ótica de proximidade do objeto que você está fotografando.

O contrário das lentes ZOOM são as lentes FIXAS (ou primes). Estas são lentes sem distância focal variável, ou seja, você só terá um anel de foco nela, poderá ser uma 15mm, 50mm, 85mm, 200mm e por ai vai.


Quero uma lente barata e boa!


É difícil, mas vamos por partes..

É comum procurarmos o melhor custoXbenefício possível quando adquirimos alguma coisa, porém: quando a esmola for demais, desconfie!

Lentes são objetos difíceis de se construir que envolvem muita tecnologia e cuidado, lentes baratas e boas são raridades no mercado e quanto a isso não da pra fazer muita coisa, para situações gerais a lente que recomendo nessas condições é sempre a 50mm 1.8. Todas as marcas possuem lentes 50mm 1.8 baratas. É a lente perfeita? Voltamos a situação inicial, depende... Mas depende do que?


O que você fotografa?


Se você gosta de fotografar paisagens, provavelmente a 50mm não será uma boa pedida, se gosta de fotografar pássaros ou aviões, também não... a 50mm é uma lente de uso geral pois tem um angulo de visão semelhante ao olho humano, então para situações corriqueiras, retratos e tudo o mais, ela lhe servirá bem, caso queira algo mais especifico, você terá que investir de forma diferente.



Mas não sei no que investir agora? O que faço?


Compre uma lente barata e muito versátil como as 18-200, 55-200 ou até mantenha as 18-105/18-55 do kit. São lentes de qualidade baixa/mediana (em questões de ótica, construção), porém lhe servirá para testar e aprender qual a distância focal que você mais usa e qual mais faz diferença na sua fotografia para poder investir no futuro em algo sem erro.


e por último:



Se preocupe menos!


Sim, perca um pouco da síndrome da "equipamentite". Você não precisa de milhares de dólares em lentes na sua bolsa para fazer boas fotos. A maioria dos fotógrafos renomados usam boas lentes e boas câmeras pois chegaram a um nível que fotografia deles pede por isso e o investimento se torna mais tranquilo e gradativo, NÃO SÃO bons fotógrafos por terem boas lentes e boas câmeras, lembre-se disso!

Segue um tópico no mesmo fórum que participo sobre Fotos feitas com a lente do kit 18-55, veja que não se precisa de equipamentos magníficos para se fazer fotos magníficas! 



 Fotos feitas com a Nikkor 18-55 AF-S 3.5-5.6 (A lente do kit!) 



Então é isso pessoal, leiam bastante, vejam vídeos, testem e pesquisem muito antes de comprar alguma lente para acabar não se arrependendo!

Qualquer dúvida ou sugestão de post podem comentar aqui no blog mesmo que responderei com todo o prazer!








"A maioria das lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos". Autor desconhecido


Abraços amigos e até a próxima!

Cheers!





Obrigado por acessar o meu blog, acompanhe todas as postagens e não esqueça de deixar seu comentário. Facebook & Flickr

0 comentários:

Postar um comentário