Dicas de fotografia por André Jacob

Olá amigos, tudo certinho?

Então, este será o primeiro post com dicas de fotografia geral aqui do blog, quem tiver qualquer dúvida ou sugestão pode postar aqui nos comentários, mandar mensagem no Facebook ou pro e-mail que é andrejacobfotografia@gmail.com que responderei e farei o post(talvez um vídeo?) o mais rápido possível... a ajuda de vocês é MUITO importante pra nós!

Mas chega de mimimi, vamos lá:




Qual câmera eu compro, André?


Primeiramente: se você chegou a este post esperando que eu fale "Compre a câmera X" nem leia ele até o final! E se você não está querendo entrar no mundo da fotografia e está a procura de "uma câmera boa que faça fotos boas sem ser muito cara" desista da sua procura, câmera nenhuma faz fotos boas, bons fotógrafos fazem fotos boas. Qualquer câmera digital compacta atual vai lhe entregar uma boa qualidade de imagem, agora boas fotos não dependem dela (e você pode discutir isso comigo pessoalmente pelo resto da sua vida).

Agora voltando ao assunto... está ai uma pergunta que ouço com grande frequência de quem está iniciando na fotografia e quer um equipamento mais avançado para iniciar a brincadeira. Vivemos uma avalanche da lançamentos inesperados no mundo da tecnologia, todo ano temos equipamentos novos pipocando no mercado cheio de funções que fazem brilhar desde o olho do amador até o do profissional da fotografia, vemos nosso equipamento recém comprado(seja ele um smartphone, uma câmera ou até uma televisão) passar de moderno, luxuoso e top de linha para algo ultrapassado, velho e até antiquado num tempo máximo de dois anos. Diferenças de preço absurdas de corpos que variam de poucas centenas de dólares até outros que chegam na casa das dezenas de milhares de dólares. E ai surgem as dúvidas: Compro o que? Qual o real diferencial que um corpo de câmera fará na minha fotografia? Será errado comprar algo barato ao invés de gastar em outros equipamentos como iluminação, tripés, monopés, lentes, cartões de memória, filtros, baterias, modificadores de luz e uma infinidade gigantesca de outros equipamentos e acessórios?

A dica que dou sempre é: compre o equipamento que cabe no seu bolso. Qualquer corpo de câmera que troque de lentes e que tenha recursos manuais será um ÓTIMO equipamento para seu aprendizado. O melhor equipamento é aquele que você pode ter ou o que você tem! Se você tem dinheiro para uma Nikon D4 ou uma Canon 1DX e esse dinheiro não lhe fará falta, vá com tudo pois estarás comprando algo excepcional, porém se você não pode compre o que der e aprenda a usá-lo (mesmo para os endinheirados eu dou a dica de comprar o mais barato, depois invista, se necessário)... A sua fotografia melhorará significativamente a partir do momento que você se preocupar menos com o que está fotografando e mais NO que você está fotografando!

Lembre-se que Cartier Bresson fez arte e história no mundo da fotografia e usava apenas uma Leica III com uma lente 50mm 3.5, ou seja, um equipamento que hoje é considerado limitadíssimo foi usado como ferramenta para a criação de um nome que hoje é cultuado por praticamente todos os fotógrafos do mundo.

Quando você faz uma boa foto põem os créditos a você, certo? Quando faz uma foto ruim você culpa seu equipamento por qual motivo então?



Ta, mas e que lente eu compro?


Está ai outra dúvida muito cruel e que ouço com frequência... O que recomendo para todos que estão iniciando e não sabem o que comprar é:

Fique com a sua 18-55 ou 18-135 do kit e compre uma 50mm 1.8, terás todo um range de zoom que vai de 18mm (que é grande angular, explicarei mais sobre isso em outros posts) até 35mm que é uma ótima distância focal para fotos de corpo inteiro e terás também uma lente 50mm que é baratíssima, bem clara, nítida e confortável para uso que te proporcionará um ótimo bokeh (desfoque do segundo plano).

Assim como nas câmeras, nós temos uma avalanche de equipamentos de altíssima qualidade ótica no mercado de objetivas para fotografia, então o mais importante antes de gastar rios de dinheiro com lentes variadas é...



Defina seu estilo


O que você fotografa? Paisagens? Macro? Fotografia de produtos? Retratos? Fotos de corpo inteiro? Fotografia de rua? Animais? Aviões? Arquitetura? Tudo?

Quem respondeu "tudo" algo está errado. Uma velha frase que levo como mantra na minha vida é "Quem muito faz, nada faz direito", defina o que você realmente gosta de fotografar e o que realmente quer levar para sua fotografia, você pode fotografar paisagens, animais e retratos em estúdio, mas normalmente você se destacará em apenas um destes estilos e deverá investir mais nele que nos outros(ai entra novamente aquela questão das condições, se você pode investir, nada lhe impede).

Nós temos ótimas lentes versáteis no mercado, desde lentes baratas até lentes caríssimas, então pesquise bem o que você usará de verdade para não acabar gastando dinheiro atoa e tendo um equipamento muitas vezes caro guardado no armário sem uso.



Estude, estude muito!


Nada vem fácil. Na fotografia não temos uma grande variedade de cursos realmente aprofundados para o tema, normalmente os cursos acabam sendo rasos em conteúdo e na maioria das vezes eles estão inclusos em alguma matéria de comunicação visual de algum curso universitário, então a dica que dou é estude por si e procure por Workshops depois que você definir seu estilo.

Temos Workshops de altíssima qualidade sendo feitos por todo o país por fotógrafos renomados nas mais diversas áreas, desde o fashion até o casamento e passando inclusive pela fotografia de natureza.

Não pense que fotografar é apenas zerar o fotometro, qualquer um pode aprender a zerar um fotometro, isso é apenas o primeiro passo do aprendizado, você terá coisas para estudar para o resto da sua vida.

Compre livros, temos livrarias voltadas a fotografia no país com um acervo muito bom de livros traduzidos (como a Editora Photos), leia, leia, leia... participe de fóruns, ponha suas fotos para avaliação de outros fotógrafos, leia tudo o mais profissionalmente possível e aprenda com seus erros.



Estude iluminação


Um grande erro, ao meu ver, é o de fotógrafos que não se adequam com fotografia em estúdio menosprezarem o uso da iluminação. Estude-a, veja pinturas, analise a forma como uma luz específica recai sobre o rosto, como as sombras se formam, não se apegue a regras escritas como a de que luz suave é ok e luz dura é ruim. Muitas vezes as regras são quebradas e se tem resultados magníficos, depois que se estuda iluminação até a luz natural do sol se torna diferente, se torna modificável.

    Esta foto não seria possível sem o uso e estudo de uma iluminação adequada.


  
   


Estude composição


Composição é importante e PRONTO, não há discussão. Existem planos, regras de terços, fibonacci... mas não apenas isto, veja as formas da sua fotografia, entenda como a leitura de uma imagem se dá, quebre um pouco as regras depois de entendê-las. Lembre-se que tudo tem que ter um motivo, as regras estão ai para serem quebradas, mas por que você as quebrou? Lembre-se disso.








Esta foto abaixo é um exemplo de regra quebrada porém com um motivo, veja o movimento que o tecido faz até chegar ao corpo da modelo na imagem, a modelo é o assunto principal e as linhas convergem todas para sua imagem.





Estude tratamento de imagem



Ahhh, o preconceito com o tratamento de imagem... uma das vantagens de se fotografar em RAW é a curva maior de edição, ou seja, você tem mais informações para poder elevar sombras, elevar highlights, exposição, reduzir ruído, alterar balanço de brancos. Lembre-se de que desde o tempo da fotografia analógica os bons laboratorialistas faziam ajustes nos negativos; lembre-se também de que ao fotografar em jpeg. e se negar a fazer algum tipo de tratamento você está colocando todas as opções de mudanças nas mãos da sua câmera.

 


    Dois exemplos de fotos que não teriam toda a dramaticidade esperada se não houvesse uma dose de tratamento de cores.


Saia do lugar comum


Muitas fotos boas podem ser feitas na sua zona de conforto, porém isso é raro. Eu, particularmente, tenho fotos boas que foram feitas em casa, mas carrego um grande arrependimento de não tê-las feito em outro lugar, ter procurado mais e pensado mais para produzir a imagem, pois mesmo sendo boa ela poderia ser ótima.

Então saia para fotografar, suba morros, deite no chão, brinque com o ambiente, procure mais e não seja preguiçoso, para nada!

    Um exemplo de foto que foi procurada, feita às 6hrs da manhã longe de casa.


    Um exemplo de foto que é boa, porém poderia ter sido melhor caso não tivesse sido feita do parapeito da minha sacada.



-----------



É isso gente, em breve farei mais alguns posts e espero o retorno de vocês com qualquer tipo de sugestão ou dica!

Abraços, André Jacob. :D




Obrigado por acessar o meu blog, acompanhe todas as postagens e não esqueça de deixar seu comentário. Facebook & Flickr

7 comentários:

  1. Gostei. Muito bom. Espero que continue produzindo textos tão bons quanto este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo! Fico feliz que gostou e em breve rolará mais textos sim!

      Excluir
  2. Gostei. Muito bom. Espero que continue produzindo textos tão bons quanto este.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom colega. Sugiro apenas deixar o a cor do texto um pouquinho mais escura, para ficar mais confortável :)

    ResponderExcluir